Nossa equipe desenvolveu, seguindo a norma da ABNT, NBR 7190, ensaios de tração nos palitos de picolé de madeira (figuras 1 e 2) e nos corpos de prova de PEAD (figura 3 e vídeo 1) no Laboratório de Ensaios Mecânicos da Faculdade SENAI-CIMATEC, no entanto os ensaios de flexão ainda não foram efetuados devido a um problema na máquina e foram adiados para quarta-feira - 05/11. A intenção de fazer os ensaios é ter uma maior exatidão em relação as forças máximas que podem ser aplicadas nas treliças. O material final da plataforma de lançamento ainda não pôde ser definido, visto que o palito de picolé e o PEAD apresentaram valores de tração similares, como pode ser observado nas tabelas 1 e 2, portanto o fator determinante será o de flexão.
Figura 1. Teste de Tração do Palito de Picolé de Madeira. Fonte: Própria. |
Figura 2. Teste de Tração do Palito de Picolé de Madeira. Fonte: Própria. |
Figura 3. Teste de Tração do Corpo de Prova PEAD. Fonte: Própria.
Vídeo 1. Teste de Tração do Corpo de Prova PEAD.
|
A partir dos testes realizados, foi possível obter os valores relacionados a tensão da força máxima, tensão de escoamento, módulo de elasticidade e força máxima do palito de picolé de madeira e do corpo de prova de PEAD, expostos nas tabelas a seguir:
TABELA 02: RESULTADOS OBTIDOS NO TESTE DE TRAÇÃO DO PEAD
TABELA 01: RESULTADOS OBTIDOS NO TESTE DE TRAÇÃO DO PALITO DE PICOLÉ
Figura 4. Gráfico da Tensão (MPa) em Função da Def. Específica (%) do Palito de Picolé. Fonte: Everton Silva dos Santos. |
TABELA 01: RESULTADOS OBTIDOS NO TESTE DE TRAÇÃO DO PALITO DE PICOLÉ
Fonte: Própria |
Figura 5. Gráfico da Tensão (MPa) em Função da Def. Específica (%) do PEAD. Fonte: Everton Silva dos Santos. |
Fonte: Própria. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário