sábado, 22 de novembro de 2014

Confecção da Plataforma de Lançamento (Operação Skyfall)

  Faltando pouco tempo para lançarmos nosso foguete definitivamente até que ele atinja o alvo, é hora de pôr a mão na massa e aplicar os cálculos realizados na montagem do protótipo da plataforma de lançamento. Depois de um longo período efetuando cálculos, tendo nossa base como o modelo de uma treliça em 3D, foi possível chegar à uma solicitação máxima de força que agirá sobre os componentes de treliças que comporão o tripé, como pode ser visto na figura 1. Vale ressaltar que calculamos as forças que agirão sobre a base a partir de alguns ângulos, já que a nossa base será ajustável para certas angulações. Nossa equipe projetou a plataforma de lançamento para que o foguete seja disparado com uma certa angulação, de forma que distribua igualmente a força entre as duas pernas de trás que suportarão a solicitação máxima do projeto. Tendo em vista tal contexto de lançamento e a opção da equipe em montar uma base simétrica, adotamos as duas pernas de maiores solicitações para termos como base o quanto de compressão e tração cada palito suporta e a partir daí contabilizar quantos destes comporão cada membro de treliça, visto que os três componentes do tripé serão montados igualmente.


Figura 1. Gráfico FORÇA X ANGULAÇÃO
Fonte: Própria dos autores

     O modelo de treliça adotado pela Operação Skyfall foi a treliça Warren, como pode ser visto na figura 2, talvez a mais comum quando se necessita de uma estrutura simples e contínua. Algumas vezes pode-se adicionar um elemento vertical entre cada triângulo, a fim de evitar empenamento nos componentes que formam os triângulos. 

Figura 2. Modelo de treliça Warren
Fonte: BORESI, Arthur; SCHMIDT, Richard. Estática. Editora Thomson, 2003.



     As faces que comporão cada tripé já foram confeccionadas, vide figura 3, assim, até o fim da próxima semana estaremos com a base totalmente completa, pronta para que o foguete seja encaixado e a partir daí então, será possível lançarmos nosso foguete até o alvo, levando um cabo guia, e enfim finalizarmos nosso projeto com sucesso.



Figura 3. Treliças da plataforma de lançamento
Fonte: Própria dos autores



Um comentário:

  1. Qual material vocês utilizaram para a confecção da plataforma de lançamento?

    ResponderExcluir