domingo, 12 de outubro de 2014

Seleção de Materiais- Operação Skyfall

    A partir de pesquisas dos materiais mais utilizados em protótipos de treliças de pequeno porte da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, evidenciamos que os mais comuns foram canos de PVC e palitos de picolé de madeira. Analisando os requisitos do projeto de utilizar materiais poliméricos ou cerâmicos (foi aberta uma exceção para palitos de madeira), surgiu a ideia de considerar também  palitos de picolé de plástico, além do corpo de prova Polietileno.
    O primeiro teste foi feito com palitos de picolé de madeira e de plástico, como pode ser visto na figura 1, neste foram testados três diferentes colas (Cola Branca Cascorez, Cola Madeira Poly e Cola Madeira Amazonas)  para a união dos mesmos, como pode ser visto na figura 2. Também foi testado o Verniz COLOR GIL para impermeabilizar os palitos de madeira, como pode ser visto nas figuras 3 e 4, pois o propelente utilizado no foguete será líquido.
Figura 1. Palitos de picolé de plástico e de madeira, respectivamente.
Fonte: Própria.
Figura 2.  Cola Madeira Poly, Cola Madeira Amazonas e Cola Branca Cascorez, respectivamente .
Fonte: Própria.
Figura 3. Verniz impermeabilizante COLOR GIL.
Fonte: Própria.
Figura 4. Teste de impermeabilização do palito de madeira.
Fonte: Própria.

    O segundo teste foi efetuado com o corpo de prova de polietileno, adquirido no Laboratório de Polímeros da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, onde a fim de juntá-los,  utilizamos durex para então furá-los  com uma broca, como pode ser visto nas figuras 5 e 6. Posteriormente montamos um ao outro através de bastões cilíndricos, também do mesmo material.

Figura 5. Junção dos corpos de prova de polietileno.
Fonte: Própria.
Figura 6. Medição dos corpos de prova de polietileno.
Fonte: Própria.


    A fim de testar a resistência do palito de picolé de madeira e do polietileno, quanto à montagem das treliças, fizemos empiricamente algumas delas. Como pode ser visto nas figuras 7, 8, 9 e 10 abaixo.
Figura 7. União dos palitos de picolé de madeira.
Fonte: Própria.
Figura 8. Início da montagem empírica das treliças.
Fonte: Própria.
Figura 9. Treliça montada com palito de picolé.
Fonte: Própria.


Figura 10. Treliça montada com os corpos de prova de polietileno.
Fonte: Própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário