Para entender o funcionamento dos foguetes temos que relembrar marcos históricos como a criação do primeiro foguete e qual a finalidade de eles serem utilizados hoje em dia. Assim, os primeiros foguetes foram criados pelos chineses utilizando pólvora, eram utilizados como fogos de artifícios e instrumento de guerra durante as batalhas de Kai-Keng, em 1231, contra os mongóis. Desde então, a evolução desses sistemas só avançaram e esses progressos foram impulsionados por finalidades científicas e armamentícias.
Referências:
http://www.instigatorium.com/v2-esta-arma-poderia-ter-mudado-o-rumo-da-guerra/
Acessado em 03/10/14 às 19hrs.
htttp://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/evolucao-foguetes/
Acessado em 02/10/14 às 20hrs.
Imagem 1: Lançamento do V2
Durante as décadas de 20 e 30 os foguetes receberam grandes modificações principalmente do americano Robert H. Goddard com o uso de estágios durante os lançamentos e o uso de combustível líquido. Durante as décadas de 40 a 80 ocorreu o grande Boom, pois o mundo enfrentou a Segunda Guerra Mundial e posteriormente a Guerra Fria. O grande propulsor foi o V2 (1945) criado para fins militares no final da Segunda Guerra Mundial por cientistas nazistas. Contudo, com a derrota do nazismo, os americanos e soviéticos investigaram o projeto alemão e posteriormente criaram foguetes com fins científicos, como foi o caso do Wac Corporal (1945) criado por americanos em parceria com os alemães, estes ainda criaram o Atlas-Agena (1962), o Saturn V (1969) e o Ônibus Espacial (1981). Por sua vez, os soviéticos também utilizaram do conhecimento de cientistas nazistas e lançaram o R-7, mais conhecido como Sputnik (1957), também o SS-6 Sapwood (1959), o Vostok 1(1961) e o N1(1969). Atualmente, os foguetes são utilizados como veículos de transporte de astronautas e veículos de carga, como é o caso do Atlas V (Estados Unidos),do Lm-3ª (China), H2B (Japão), o Vega (União Europeia) e o Unha-3 (norte-coreano).Já a criação de um foguete por alunos de engenharia mecânica do SENAI - Cimatec busca uma outra visão do conteúdo vivenciado em sala de aula e aplicação do que foi aprendido. Como por exemplo: C entro de massa, lançamento oblíquo, cálculo da trajetória, medidas com erros e incertezas, constituição e comportamento dos materiais poliméricos.
Referências:
http://www.instigatorium.com/v2-esta-arma-poderia-ter-mudado-o-rumo-da-guerra/
Acessado em 03/10/14 às 19hrs.
htttp://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/evolucao-foguetes/
Acessado em 02/10/14 às 20hrs.
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