sábado, 4 de outubro de 2014

Contextualização do foguete (Operação Apollo)

    Para entender  o funcionamento dos foguetes temos que relembrar marcos históricos como a criação do primeiro foguete  e qual a finalidade de eles serem utilizados hoje em dia. Assim,  os  primeiros  foguetes  foram  criados  pelos  chineses  utilizando pólvora, eram utilizados como fogos de artifícios e instrumento de guerra durante as batalhas de Kai-Keng, em 1231, contra os mongóis. Desde então, a  evolução  desses  sistemas  só   avançaram  e  esses  progressos foram impulsionados por finalidades científicas e armamentícias.
 
Imagem 1: Lançamento do V2

 
    Durante as décadas de 20 e 30 os foguetes receberam grandes modificações principalmente do  americano  Robert  H.  Goddard  com o uso  de  estágios durante os lançamentos e o uso de combustível líquido. Durante as décadas  de  40  a  80  ocorreu o  grande Boom,  pois  o  mundo enfrentou  a  Segunda  Guerra  Mundial  e  posteriormente  a  Guerra  Fria.  O grande  propulsor  foi  o  V2  (1945)  criado  para  fins  militares  no  final  da Segunda Guerra Mundial por cientistas nazistas. Contudo, com a derrota do nazismo, os  americanos  e  soviéticos  investigaram  o  projeto  alemão  e posteriormente criaram foguetes com fins científicos, como foi o caso do Wac Corporal (1945) criado por americanos em parceria  com os alemães, estes ainda criaram o Atlas-Agena (1962),  o Saturn V (1969) e o  Ônibus Espacial  (1981).  Por  sua  vez, os  soviéticos  também  utilizaram  do conhecimento de cientistas nazistas e lançaram o R-7, mais conhecido como Sputnik (1957), também o SS-6 Sapwood (1959), o Vostok 1(1961) e o N1(1969). Atualmente,  os  foguetes  são  utilizados  como  veículos  de  transporte  de astronautas e  veículos de carga, como é o caso do Atlas V (Estados Unidos),do Lm-3ª  (China), H2B (Japão), o Vega (União Europeia) e o Unha-3 (norte-coreano).Já  a criação de um foguete por alunos de engenharia mecânica do SENAI - Cimatec busca uma outra visão do conteúdo vivenciado em sala de aula e aplicação  do  que  foi  aprendido.  Como  por  exemplo:  C  entro  de  massa, lançamento oblíquo, cálculo da trajetória, medidas com erros e incertezas, constituição e comportamento dos materiais poliméricos.

Referências:
http://www.instigatorium.com/v2-esta-arma-poderia-ter-mudado-o-rumo-da-guerra/
Acessado em 03/10/14 às 19hrs.

htttp://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/evolucao-foguetes/
Acessado em 02/10/14 às 20hrs.

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