sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Propriedades do Polietileno de Alta Densidade - PEAD (Operação Skyfall)

   Após a elaboração da plataforma do foguete com canos PVC (Policloreto de Vinila) para que se realize umas das entregas parciais do projeto (Lançamento Vertical), a nossa equipe pensou em várias maneiras de adaptá-la ao modelo final da nossa base, que seguindo o edital, será treliçada. Tendo em vista essa ideia, pensamos em unir a base de PVC através de lacres à nossa treliça, que até então tem como seus componentes corpos de prova de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Desta forma, já que o nosso projeto tem como objetivo utilizar esses corpos de prova para a confecção da plataforma treliçada de lançamento, fomos em busca dos testes de tração, flexão e compressão já realizados sobre o Polietileno de Alta Densidade, pois é necessário analisarmos quanto de resistência a tração, flexão e compressão cada corpo de prova suporta, para que quando formos confeccionar nossa plataforma, a base treliçada não fique superdimensionada, já que um dos objetivos do nosso projeto é a eficiência. Vale lembrar que os cálculos para encontrar a massa total que a base deverá suportar estão em desenvolvimento (empuxo e massa total dos componentes que estarão sobre a base). Assim, logo após essa etapa de cálculos e de pesquisas quanto à resistência do PEAD, definiremos de fato se esse será o material que melhor se adequará à base e às solicitações do projeto.

   A fim de conhecer o material escolhido pelo nosso time, pesquisamos algumas das propriedades do PEAD e de que forma ele se aplica no dia-a-dia. O Polietileno de Alta Densidade faz parte do grupo das poliolefinas, que são termoplásticos convencionais (“commodities”), muito utilizados em embalagens, utensílios domésticos, fios e fibras. Sua temperatura de fusão é aproximadamente 132 °C, já que sua cadeia é linear, apresentando uma quantidade relativamente baixa de ramificações. A sua densidade varia entre 0,95 e 0,97g/cm³. Apresenta também baixa reatividade química e à temperatura ambiente não é solúvel em nenhum solvente conhecido.


Figura 1. Corpos de Prova de PEAD.


   Tendo como base alguns artigos científicos, encontramos uma tabela com a relação dos valores encontrados nos ensaios mecânicos realizados sobre o corpo de prova de PEAD, como pode ser visto na figura 2. 



Figura 2. Tabela - Ensaios Mecânicos PEAD
Fonte: Artigo Científico: Estudo do Polietileno de alta densidade reciclado para uso em elementos estruturais.
Lívia Matheus Candian & Antônio Alves Dias

   Para uma maior exatidão nos valores encontrados para a resistência à tração, flexão, compressão, entre outros, do Polietileno de Alta Densidade, nossa equipe desenvolverá ensaios mecânicos nos corpos de prova de PEAD próxima semana (quarta-feira - 29/10) no Laboratório de Ensaios Mecânicos da Faculdade SENAI-CIMATEC, assim, próxima semana todos esses dados, bem como fotos do processo de teste do material estarão sendo mostrados no blog em questão. 

Referências:

* CANDIAN, Lívia Matheus & DIAS, Antônio Alves. Google Acadêmico; Artigo: Estudo do Polietileno de alta densidade reciclado para uso em elementos estruturais. Disponível em: http://www.set.eesc.usp.br/cadernos/nova_versao/pdf/cee51_1.pdf.
Acesso em: 24 de out de 2014.

DE OLIVEIRA, Iara Thais Dias. Google Acadêmico; Artigo: Avaliação Mecânica de Compósitos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD)  e de Vermiculita. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp034082.pdf.
Acesso em: 24 de out de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário